Xavante de 8 anos é a 1ª criança vacinada contra covid no Brasil

Imunizante foi aplicado hoje (14) na cidade de São Paulo

Publicado em 14/01/2022 - 16:05 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou nesta sexta-feira (14 )a vacinação contra a Covid 19 em crianças Brasil. O primeiro imunizado foi o menino Davi, de 8 anos. Ele é indígena da etnia Xavante, e faz tratamento ortopédico na cidade de Sorocaba, no interior paulista. Durante o evento simbólico, no Hospital das Clínicas de São Paulo, ele foi apresentado pelo governador João Dória (PSDB). A campanha nos postos vai iniciar na segunda-feira (14).

Os lotes da vacina pediátrica da Pfizer chegaram na madrugada dessa quinta-feira (13) ao aeroporto de Guarulhos, na capital paulista, onde fica o centro de armazenamento do Ministério da Saúde. Dali, foram distribuídas aos estados, que estão repassando aos municípios.

Em Minas Gerais, a imunização vai começar neste sábado (15), na região metropolitana de Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, a expectativa é vacinar a criançada no domingo (16). Também no mesmo dia está prevista a aplicação das primeiras doses no Distrito Federal. A Iolanda Almeida, de Brasília, está ansiosa para vacinar a filha Maitê, que tem seis anos.

No Amazonas, primeiro serão vacinadas crianças indígenas e quilombolas, e as que vivem em abrigos junto a pessoas com maior risco para evolução grave de Covid-19. Já no Rio Grande do Sul, a imunização deve iniciar na próxima quarta-feira, dia 19, em todos os municípios.

Lembrando que a vacinação da garotada será em ordem decrescente: a partir dos onze anos, e a prioridade será para as crianças com comorbidades. Não será preciso autorização por escrito de pais, mães ou responsáveis. Mas a criança precisa estar acompanhada no momento da imunização.

E tem outra boa notícia sobre vacinas. O ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (14) que a segunda remessa de doses da vacina pediátrica da Pfizer foi antecipada para o dia 16, próximo domingo. Serão mais 1 milhão e duzentas mil doses. E fechando o mês de janeiro, no dia 27, chegam ao país mais 1 milhão e oitocentas mil doses do imunizante.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde faz ação na região Norte para incentivar vacinação contra covid

Sete cidades da região norte foram alvo de uma campanha de vacinação e testagem da covid 19, neste sábado. Equipes do Ministério da Saúde percorreram esses locais para incentivar a população a procurar as unidades básicas de saúde para concluir o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.

Baixar arquivo
Economia

Orçamento da União de 2022 é sancionado com vetos de R$ 3 bilhões

O Orçamento da União de 2022 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no fim do dia desta sexta-feira. A publicação vai sair no Diário Oficial da União, no próximo dia 24, segunda-feira.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo