Anvisa endurece critérios para controle da covid em embarcações

Teste para embarque deve ser feito com antecedência menor

Publicado em 13/02/2022 - 15:45 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa endureceu os critérios para controle do novo coronavírus em embarcações, plataformas e no setor portuário. Agora, o teste para embarque deve ser feito com uma antecedência menor. A redução foi de 72 para 48 horas no caso dos testes PCRs e de 24 para 12 horas no caso dos testes com antígeno.

Além disso, será exigido o uso de máscaras PFF2 ou N95 para os trabalhadores que precisam entrar nas embarcações por se tratarem de máscaras mais eficientes.

A Anvisa manteve ainda a obrigatoriedade de vacinação completa para operar embarcações ou trabalhar no setor portuário e nas plataformas de gás e petróleo.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as mudanças querem reduzir os casos a bordo, levando em conta o atual estágio da pandemia com predomínio da variante ômicron. 

A Anvisa argumentou ainda que, por se tratar de uma atividade central para economia e abastecimento do país, as embarcações de cargas e plataformas devem evitar ao máximo as contaminações dos trabalhadores que podem levar a paralisações no setor.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo