Covid-19: Rio suspende vacinação para crianças por falta de doses

Publicado em 17/02/2022 - 11:45 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacinação infantil contra a covid-19, para crianças de cinco a 11 anos, foi suspensa nesta quinta-feira (17) na cidade do Rio de Janeiro por falta de doses do imunizante. É a terceira vez que a prefeitura do Rio interrompe o calendário de vacinação por este motivo, e, segundo o secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, a retomada só deve acontecer na próxima terça-feira, 22 de fevereiro, já que há uma previsão de chegada do imunizante pediátrico na segunda-feira, 21.

Soranz lamentou, mais uma vez, a interrupção da vacinação das crianças, lembrando que a busca ativa que vinha sendo feita nas escolas públicas e também pelos agentes comunitários de saúde apresentou resultados muito positivos.

A secretaria de estado de Saúde informou que está prevista para esta sexta-feira, 18 de fevereiro, a entrega, pelo Ministério da Saúde, de 91 mil e 100 doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a covid-19 e que a distribuição para os municípios fluminenses começa a ser feita na própria sexta.

Sobre a aplicação da dose de reforço do imunizante em adultos, Soranz reafirmou que a procura continua baixa e que somente 50% das pessoas aptas receberam a dose. Segundo ele, 670 mil cariocas ainda não voltaram para receber a terceira dose, o que abre espaço para a reintrodução de variantes que já passaram pelo Rio.

O Ministério da Saúde informou, em nota, que ainda nesta semana será enviada para o estado do Rio de Janeiro uma nova remessa com 297.700 doses de vacinas pediátricas. A nota diz que a pasta já enviou para o estado do Rio de Janeiro 965 mil doses de vacinas para crianças de 5 a 11 anos, sendo 594.400 da Pfizer e 370.600 da CoronaVac. Além disso, o estado já contava com 370 mil unidades de CoronaVac, totalizando 1,3 milhão de vacinas pediátricas para a campanha de imunização infantil.

Edição: Paula Castro/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo