Rio de Janeiro começa a desmobilizar postos de testagem de covid-19

Publicado em 07/02/2022 - 17:09 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Ao longo desse mês de fevereiro, a prefeitura do Rio de Janeiro vai fechar os 17 polos de testagem para diagnóstico da covid-19. Essas unidades foram abertas em janeiro, em meio à alta procura devido à explosão de casos da variante ômicron na cidade. Nessa semana devem ser desativados quatro postos, mas a Secretaria de Saúde do município não informou quais são eles.

Segundo o município, nas últimas duas semanas a procura nesses locais tem apresentado uma queda sustentada e a positividade dos testes caiu de 46% na segunda semana de janeiro para 31% na semana passada. Atualmente a porcentagem de diagnósticos positivos está em 21%.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio informou que os testes vão continuar a ser realizados nas clínicas da família e centros municipais de saúde. 

Na última semana de janeiro foram realizados quase 190 mil testes do tipo antígeno para a detecção da covid na rede de saúde do município, e na semana passada o número caiu para cerca de 105 mil. 

As informações sobre os locais disponíveis para testagem da covid-19 são atualizadas constantemente no site e nas redes sociais da prefeitura.

Já a Secretaria de Saúde do Estado inaugurou mais um polo de testagem, na Região Norte fluminense, nesta segunda-feira (7). O local terá capacidade para 300 testes por dia. Segundo o secretário, Alexandre Chieppe, o contágio pela doença está se deslocando da capital para o interior do estado.

Desde o dia 7 de janeiro, o governo fluminense abriu 13 polos de testagem em UPAs e hospitais estaduais, além de um megacentro no Maracanã.

Ao todo, foram feitos mais de 61 mil testes rápidos nessas unidades, com taxa de positividade chegando a quase 50%. Atualmente esse indicador está em em 12%.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo