Ao longo desse mês de fevereiro, a prefeitura do Rio de Janeiro vai fechar os 17 polos de testagem para diagnóstico da covid-19. Essas unidades foram abertas em janeiro, em meio à alta procura devido à explosão de casos da variante ômicron na cidade. Nessa semana devem ser desativados quatro postos, mas a Secretaria de Saúde do município não informou quais são eles.
Segundo o município, nas últimas duas semanas a procura nesses locais tem apresentado uma queda sustentada e a positividade dos testes caiu de 46% na segunda semana de janeiro para 31% na semana passada. Atualmente a porcentagem de diagnósticos positivos está em 21%.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio informou que os testes vão continuar a ser realizados nas clínicas da família e centros municipais de saúde.
Na última semana de janeiro foram realizados quase 190 mil testes do tipo antígeno para a detecção da covid na rede de saúde do município, e na semana passada o número caiu para cerca de 105 mil.
As informações sobre os locais disponíveis para testagem da covid-19 são atualizadas constantemente no site e nas redes sociais da prefeitura.
Já a Secretaria de Saúde do Estado inaugurou mais um polo de testagem, na Região Norte fluminense, nesta segunda-feira (7). O local terá capacidade para 300 testes por dia. Segundo o secretário, Alexandre Chieppe, o contágio pela doença está se deslocando da capital para o interior do estado.
Desde o dia 7 de janeiro, o governo fluminense abriu 13 polos de testagem em UPAs e hospitais estaduais, além de um megacentro no Maracanã.
Ao todo, foram feitos mais de 61 mil testes rápidos nessas unidades, com taxa de positividade chegando a quase 50%. Atualmente esse indicador está em em 12%.
*Com informações da Agência Brasil.