Anvisa determina apreensão de autoteste da Covid falsificado

Publicado em 07/03/2022 - 13:13 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa determinou a apreensão de autoteste de covid-19 falsificados. A agência reguladora também proibiu fabricação, importação, comércio, distribuição, propaganda e uso desses produtos.

O material falsificado imita o autoteste antígeno Novel Coronavírus, da empresa CPMH, mas tem características diferentes do produto original, que podem ser identificadas pelo consumidor. Basta observar a embalagem.

O falsificado traz um desenho explicando como realizar o teste, enquanto o original não tem. A tampa da versão falsa é de rosca, sem o orifício para gotejamento. No original, esse buraquinho para gotejar fica na tampa. O swab, aquela haste que parece um cotonete, também é diferente. No teste original, ela mede 9 centímetros, enquanto no falsificado é maior e pode chegar a 15 centímetros.

A Anvisa orienta que, para evitar falsificações, o consumidor deve comprar os produtos apenas em farmácias e estabelecimentos licenciados pela vigilância sanitária da sua cidade. E ter muito cuidado com o comércio pela internet.

Na página da agência reguladora na internet é possível consultar as listas de autotestes aprovados e de farmácias autorizadas pela Anvisa para a venda do produto, entre outras informações. O endereço é gov.br/anvisa

Se você desconfiar que algum estabelecimento que esteja vendendo testes para covid-19 falsificados, denuncie à vigilância sanitária.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo