Covid faz Anvisa ter novas recomendações para doação de órgãos no país

Publicado em 17/03/2022 - 17:20 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A doação de órgãos, tecidos ou células-tronco precisa estar de acordo com as novas orientações da Anvisa e do Ministério da Saúde, em relação a covid 19, publicadas em nota técnica nesta quinta-feira (17). 

Agora, é necessário saber se o doador esteve internado anteriormente por insuficiência respiratória aguda ou pneumonia. Ainda assim, deve ser submetido ao teste RT-PCR, aquele da coleta de saliva.

Em alguns casos, a doação é absolutamente contraindicada. Por exemplo, se o doador faleceu por covid, gripe ou síndrome respiratória aguda grave.

Também fica restrita a doação para casos de doadores que tiveram o diagnóstico de covid por RT-PCR com início dos sintomas há menos de dez dias ou entre 10 e 21 dias, com hospitalização e oxigenioterapia, sem resolução dos sintomas.

A Nota Técnica também apresenta orientações sobre medidas que minimizem os riscos de infecção para pacientes que aguardam por um transplante e para transplantados.

Em 2020, ano de surgimento da pandemia, e em 2021, enquanto alguns países paralisaram totalmente os programas de transplantes, o Brasil manteve cerca de 60% dos procedimentos.

O Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás dos Estados Unidos.

A rede pública fornece aos pacientes toda a assistência necessária, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

No ano passado, havia 34 mil e oitocentas pessoas na lista de espera para o transplante de órgãos e córnea.

Como não houve casos documentados de transmissão de covid em transplantes de órgãos, exceto para o pulmão, os critérios de triagem para a doação foram reavaliados para acrescentar alternativas para o aceite de um doador, baseada em análise do risco-benefício.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Viagens têm queda de 41% em 2021 na comparação com 2019, diz IBGE

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Turismo, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo
Geral

Governo apresenta a investidores espanhóis programa de concessões

O Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve com representantes do setor de transportes, na Embaixada do Brasil, em Madri,  para discutir programa de concessões à iniciativa privada de ativos de transportes.

Baixar arquivo
Economia

Relator recomenda aprovação da PEC do estado de emergência

A comissão especial tem nova reunião marcada para esta quinta-feira quando poderá votar o texto.

Baixar arquivo
Economia

Dez estados devem aderir ao pacto global de reutilização de plástico

O anúncio foi feito durante a Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas, encerrada no início deste mês, em Lisboa.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a cobertura de guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial, o rádio teve participação central, tanto para as estratégias operacionais nas frentes de batalha, quanto na propaganda relativa ao conflito.

Baixar arquivo
Economia

FGV: índice de variação de aluguéis cai 0,31% em junho

A alta acumulada nos últimos 12 meses também recuou, passou de 8,83% em maio, para 8,05% em junho.

Baixar arquivo