logo Radioagência Nacional
Saúde

Covid: OMS precisa de 16 bilhões de dólares para distribuir vacinas

Diretor aponta que fim da pandemia só será possível com vacinação
Baixar
Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional
02/03/2022 - 17:27
Brasília

A Organização Mundial da Saúde precisa de 16 bilhões de dólares para distribuir vacinas contra covid a todas as partes do mundo, segundo informou nesta quarta-feira (2), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Ele destaca que o número de casos de covid-19 vem caindo nas últimas semanas em muitos países, mas que ainda é cedo para cantar vitória contra a pandemia.

Para o diretor-geral da OMS, a única forma de pôr fim à pandemia é vacinar toda a população mundial. Mas ainda se está longe de atingir a meta de 70% de cobertura vacinal para reduzir a taxa de transmissão; segundo a OMS, apenas 56% de todas as pessoas do planeta se vacinaram. E nos países de baixa renda, a média de habitantes completamente imunizados é de 9%, como destacou Tedros Adhanom.

O diretor-geral da OMS elogiou ainda a doação de mais de 1 bilhão de dólares feita pela Alemanha e pediu que os demais países façam o mesmo para o Fundo da Organização.  

O consultor da OMS, Bruce Aylward, destacou que há vacinas disponíveis, mas faltam recursos e logística para fazê-las chegar às pessoas. 

A Organização Mundial da Saúde destacou ainda a necessidade de se investir em saúde mental. Isso porque os casos de depressão e ansiedade aumentaram em mais de 25% no primeiro ano da covid-19 em todo o mundo. 

x