O uso de máscaras não é mais obrigatório no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. A decisão dos governos já está em vigor e vale para locais abertos e fechados.
Agora é possível pegar ônibus, metrô, entrar em delegacias, shoppings, festas e restaurantes sem utilizar a proteção facial que já estava integrada aos costumes da população desde o início da pandemia.
Em mensagem nas redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que quem quiser pode continuar utilizando a máscara, e pediu que as pessoas não deixem de se prevenir e de se vacinar.
A medida foi baseada no monitoramento dos dados da Secretaria de Saúde do DF sobre a pandemia de covid-19. A queda no número de casos e o avanço na vacinação foram determinantes para a decisão.
Agora que o uso de máscaras é facultativo, ouvimos a opinião de moradores aqui do Distrito Federal sobre o fim da obrigatoriedade.
Em Mato Grosso do Sul, o governo estadual anunciou que a medida não impede que as prefeituras mantenham a obrigatoriedade da proteção, se julgarem necessária.
A liberação do uso de máscara vem após a queda nos números de casos, mortes e internações, segundo o Comitê do Programa Prosseguir em conjunto com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do estado.
A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira capital a desobrigar o uso de máscaras em todos os locais, em 7 de março. No dia 9, a prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, também derrubou a obrigatoriedade da proteção em todos os ambientes.
Ao todo, em 10 capitais já não é mais necessário usar máscaras em locais abertos.
*Com supervisão de Bianca Paiva