Distrito Federal e Mato Grosso do Sul liberam o uso de máscaras

Publicado em 10/03/2022 - 19:19 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O uso de máscaras não é mais obrigatório no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. A decisão dos governos já está em vigor e vale para locais abertos e fechados.

Agora é possível pegar ônibus, metrô, entrar em delegacias, shoppings, festas e restaurantes sem utilizar a proteção facial que já estava integrada aos costumes da população desde o início da pandemia.

Em mensagem nas redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que quem quiser pode continuar utilizando a máscara, e pediu que as pessoas não deixem de se prevenir e de se vacinar.

A medida foi baseada no monitoramento dos dados da Secretaria de Saúde do DF sobre a pandemia de covid-19.  A queda no número de casos e o avanço na vacinação foram determinantes para a decisão.

Agora que o uso de máscaras é facultativo, ouvimos a opinião de moradores aqui do Distrito Federal sobre o fim da obrigatoriedade.

Em Mato Grosso do Sul, o governo estadual anunciou que a medida não impede que as prefeituras mantenham a obrigatoriedade da proteção, se julgarem necessária.

A liberação do uso de máscara vem após a queda nos números de casos, mortes e internações, segundo o Comitê do Programa Prosseguir em conjunto com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do estado.

A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira capital a desobrigar o uso de máscaras em todos os locais, em 7 de março. No dia 9, a prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, também derrubou a obrigatoriedade da proteção em todos os ambientes.

Ao todo, em 10 capitais já não é mais necessário usar máscaras em locais abertos.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo