Duas em cada três pessoas já tiveram dengue e não sabem
Publicado em 15/03/2022 - 15:38 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Duas em cada três pessoas já tiveram dengue e não sabem. E o risco é ter a doença pela segunda vez com sintomas mais fortes. Essa é uma das revelações do Seminário virtual “O Impacto da Dengue no Brasil”, apresentado nesta terça-feira pela SBI, a Sociedade Brasileira de Infectologia. A pesquisa foi realizada com 2 mil brasileiros e traz panorama sobre educação, prevenção e conhecimento sobre a dengue.
Entre as revelações do estudo, foi apurado que 70% das pessoas conhecem alguém que teve dengue e que 30% declararam que eles já tiveram a doença. Mas segundo a médica infectologista Rosana Richtman, boa parte das pessoas já teve dengue, mas não apresentou sintomas, e isso pode ser perigoso.
Outra revelação do estudo é que quase a metade das pessoas ouvidas, 48%, disseram ter reduzido os cuidados com a dengue desde o surgimento da pandemia de covid. E uma em cada três pessoas desse grupo acreditam até que a dengue deixou de existir durante a pandemia. O presidente da SBI, Alberto Chebabo, diz que houve um esquecimento da doença
Quase 80% dos que já tiveram dengue sabem que a doença acontece por picada de mosquito, e o mesmo percentual relatou que a febre é o principal sintoma da dengue, seguida por dor no corpo.
Pouco mais da metade das pessoas ouvidas no estudo revelou ter mudado o comportamento em relação a recipientes que podem acumular água em casa.
Ainda de acordo com a pesquisa, 91% das pessoas ouvidas acreditam que a dengue pode ser evitada. Mas, entre os que discordam, o argumento é que é impossível controlar o cuidado dos outros.
Edição: Nádia Faggiani / GT Passos