Duas em cada três pessoas já tiveram dengue e não sabem

Publicado em 15/03/2022 - 15:38 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Duas em cada três pessoas já tiveram dengue e não sabem. E o risco é ter a doença pela segunda vez com sintomas mais fortes. Essa é uma das revelações do Seminário virtual “O Impacto da Dengue no Brasil”, apresentado nesta terça-feira pela SBI, a Sociedade Brasileira de Infectologia. A pesquisa foi realizada com 2 mil brasileiros e traz panorama sobre educação, prevenção e conhecimento sobre a dengue.

Entre as revelações do estudo, foi apurado que 70% das pessoas conhecem alguém que teve dengue e que 30% declararam que eles já tiveram a doença. Mas segundo a médica infectologista Rosana Richtman, boa parte das pessoas já teve dengue, mas não apresentou sintomas, e isso pode ser perigoso.

Outra revelação do estudo é que quase a metade das pessoas ouvidas, 48%, disseram ter reduzido os cuidados com a dengue desde o surgimento da pandemia de covid. E uma em cada três pessoas desse grupo acreditam até que a dengue deixou de existir durante a pandemia. O presidente da SBI, Alberto Chebabo, diz que houve um esquecimento da doença

Quase 80% dos que já tiveram dengue sabem que a doença acontece por picada de mosquito, e o mesmo percentual relatou que a febre é o principal sintoma da dengue, seguida por dor no corpo.

Pouco mais da metade das pessoas ouvidas no estudo revelou ter mudado o comportamento em relação a recipientes que podem acumular água em casa.

Ainda de acordo com a pesquisa, 91% das pessoas ouvidas acreditam que a dengue pode ser evitada. Mas, entre os que discordam, o argumento é que é impossível controlar o cuidado dos outros.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo