UFRJ, UERJ e colégio D. Pedro II vão continuar a exigir uso de máscara

Publicado em 08/03/2022 - 15:47 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O uso de máscaras de proteção respiratória não é mais obrigatório na cidade do Rio de Janeiro, mas alguns locais vão manter a exigência ou, pelo menos, orientar a continuidade do uso.

É o caso das duas maiores instituições de ensino superior. Em reuniões extraordinárias, na noite desta segunda-feira (07), tanto a UERJ-Universidade Estadual do Rio de Janeiro, quanto a federal UFRJ decidiram que, apesar da cobertura vacinal estar avançando, os números ainda não justificam o abandono da proteção.

Quem também o Colégio Federal Pedro II vai aproveitar sua autonomia para exigir o uso das máscaras de alunos e funcionários. Já nas redes municipal e estadual de ensino, a obrigação foi abolida.

Mas a Secretaria municipal de educação incentiva o uso de máscaras por pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco e não vacinadas. Além disso, vai continuar fornecendo a proteção aos profissionais e alunos que quiserem utilizá-la.

A mesma conduta deve ser seguida pelas escolas particulares filiadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município. De acordo com diretor da entidade, Lucas Machado, cada instituição vai avaliar o quadro de seus profissionais e alunos.

Já os modais de transporte estão seguindo a deliberação do poder municipal e, nesta terça-feira, uma boa parte dos passageiros já embarcou sem a máscara. Apenas a Rioônibus, que representa as empresas, está orientando que os passageiros mantenham a proteção facial dentro dos coletivos.

E diversos setores econômicos apoiaram a medida da Prefeitura. Para a Associação Comercial da cidade o uso de máscaras deve ser opcional diante da atual situação epidemiológica, mas é preciso que as autoridades acompanhem de perto os desdobramentos, para uma possível mudança de estratégia caso o cenário de modifique.

Já para a Associação de Supermercados a flexibilização marca o encerramento de um período muito difícil para o setor e toda a sociedade. Mas garantiu que as lojas vão seguir atentas aos cuidados com a saúde de seus colaboradores e clientes, e segue recomendado o uso de máscara em ambientes fechados para pessoas com comorbidades, não vacinadas ou com sintomas gripais.

Quem também comemorou o fim da obrigatoriedade foi a Associação de Bares e Restaurantes, afirmando que as máscaras serão lembradas como um símbolo da pior crise já enfrentada pelo setor. A entidade declarou ainda que espera em breve o fim da exigência do passaporte vacinal e a retomada da normalidade.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo