Uso de máscara deixará de ser obrigatório em Niterói (RJ)

Publicado em 30/03/2022 - 18:00 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O uso de máscaras deixará de ser obrigatório em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a partir de sexta-feira (01). O comitê científico monitorou os dados sobre a pandemia de Covid-19 na cidade e no país e constatou, julgando que é hora de avançar na flexibilização. No entanto, a proteção facial continuará a ser recomendada em unidades de saúde e no transporte público.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, Niterói vive um cenário epidemiológico positivo e segue há mais de três semanas em curva descendente de casos.  Os dados oficiais apontam que, no período de alta da Ômicron, em janeiro, a maioria dos testes realizados na cidade era positivo. Hoje em dia, a cada cem testes realizados, apenas cinco apontam infecção pela doença. Na semana passada, havia apenas dois pacientes internados com diagnóstico de Covid no município.

A Prefeitura de Niterói continua aplicando a primeira e a segunda doses da vacina contra a doença em crianças de 5 a 11 anos. Também estão sendo imunizados com a dose de reforço adolescentes de 12 a 17 anos que têm comorbidade ou deficiência permanente, e que concluíram o esquema vacinal há 5 meses.

Já as pessoas com idade a partir de 18 anos estão recebendo a dose de reforço, com intervalo de 4 meses, enquanto a quarta dose segue restrita apenas aos imunossuprimidos. A cidade segue em repescagem contínua.

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo