Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento

Publicado em 22/05/2022 - 14:49 Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde acompanha o brasileiro que foi confirmado como primeiro caso da chamada varíola dos macacos em território alemão. O governo brasileiro já solicitou informações adicionais à Organização Mundial da Saúde e ao Ministério da Saúde da Alemanha.

De acordo com a agência pública de notícias alemã Deutsche Welle, o jovem tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha, onde esteve nas cidades de Düsseldorf e Frankfurt. Depois, foi para Munique. Lá ele apresentou feridas na pele, que é um dos sintomas característicos da doença, e teve diagnóstico positivo. Ele está em isolamento numa clínica.

O Ministério da Saúde brasileiro informou que, até o momento, não existe notificação de casos da varíola dos macacos no Brasil. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde enviou aos estados as informações disponíveis sobre a doença até o momento, para orientar os profissionais de saúde.

Esse tipo de varíola é uma doença viral que, de 1970 até agora, só tinha sido notificada em 11 países africanos. A OMS fez uma reunião de emergência nessa sexta-feira, para avaliar o risco de esse surto se transformar numa epidemia ou pandemia. Mais de 80 casos já foram confirmados fora da África e outros 60 estão em investigação. Em nenhum deles ocorreu morte do paciente.

Edição: Sâmia Mendes (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Esportes

Sul-Americana: com três expulsos, São Paulo bate Universidad Católica

São Paulo e Católica se reencontram na próxima quinta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi

Baixar arquivo
Economia

Governo do Rio assina acordo de recuperação fiscal

De agosto a dezembro deste ano, o Estado pagará cerca de R$ 300 milhões por mês ao Tesouro Nacional, referente às parcelas da dívida com a União, de R$ 148,1 bilhões.

Baixar arquivo
Internacional

História Hoje: estátua da Princesa Diana era inaugurada há um ano

Uma estátua em homenagem ao legado da Princesa Diana foi inaugurada no Palácio de Kensington, em Londres, na Inglaterra, em 1° de julho de 2021. Nesse dia, a princesa completaria 60 anos. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo de inscrições para o Sisu termina hoje

Quem está interessado em conquistar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior, deve entrar no Portal Único de Acesso no endereço: acessoúnico.mec.gov.br

Baixar arquivo
Cultura

Festa de São João começa hoje em Recife e tem maratona de shows

Entre as atrações mestre Zeca do Rolete, Maciel Melo, Cristina Amaral, Petrúcio Amorim, Silvério Pessoa e Terezinha do Acordeon.

Baixar arquivo