Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

Publicado em 20/05/2022 - 23:05 Por Kariane Costa* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Brasileiro de 26 anos é o primeiro caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha. O rapaz viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Nesta sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde confirmou 80 casos da doença. Outros 50 estão ainda em investigação em 11 países, onde a doença é considerada atípica, pois estão surgindo em locais que não há endemia, como Reino Unido, Itália, Espanha e Portugal.

Em um comunicado oficial, a OMS informou ainda que mais casos de varíola dos macacos devem aparecer nos próximos dias.

Especialistas se reuniram nesta sexta-feira para compartilhar informações sobre a doença e traçar estratégias. O comitê é um Grupo Consultivo Estratégico e Técnico sobre Riscos Infecciosos com Potencial de Pandemia e Epidemia. Segundo a entidade, o grupo de especialistas vai continuar acompanhando o surgimento da doença nesses países atípicos.

Ainda não há muitas informações sobre os novos surtos e suas possíveis vias de transmissão. Geralmente, a varíola dos macacos é transmitida do animal para o homem e afeta habitantes do continente africano há décadas. Ela é uma doença viral rara, parecida com a da humana, só que mais leve. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e erupções cutâneas que começam pelo rosto e se espalham pelo corpo.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Pronampe: micro e pequenas empresas já podem aderir ao programa

Para obter o empréstimo, será necessário que os empresários compartilhem com a instituição financeira os dados de faturamento de suas empresas. Esse compartilhamento é feito digitalmente, pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Baixar arquivo
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%.

Baixar arquivo
Esportes

Desfalcado, São Paulo visita Universidad Católica pela Sul-Americana

 

Tricolor tem nove ausências por lesão e deve manter base do Brasileiro.

Baixar arquivo
Economia

Aneel realiza nesta quinta-feira (30) leilão de transmissão de energia

Estão sendo leiloados 13 lotes de investimentos com instalações situadas em 13 estados da Federação. 

Baixar arquivo