Ceará registra primeiro caso de esporotricose autóctone em gatos

Publicado em 19/05/2022 - 12:25 Por Fernando Jocelito - Repórter da Rádio Universitária FM - Fortaleza

Ceará registra primeiro caso de esporotricose autóctone em gatos. A doença pode ser transmitida a humanos. A ocorrência foi identificada em Fortaleza.

O gato contaminado pode ter febre, falta de apetite, emagrecimento, apatia e problemas do sistema respiratório.

Os sintomas em humanos aparecem após a contaminação do fungo na pele.

O desenvolvimento da lesão Inicial é parecida com uma picada de inseto. Em casos graves, o paciente tem tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre. Ossos e articulações também podem ficar comprometidos, em um quadro parecido ao de uma artrite infecciosa.

Edição: Universitária FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Nove mil crianças e adolescentes são encontradas na produção de fumo

O trabalho na produção de fumo é considerado uma das piores formas de trabalho infantil, por causa da exposição à nicotina e aos agrotóxicos. Os dados são de um estudo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Baixar arquivo
Economia

Governo do RJ reduz alíquota de ICMS dos combustíveis de 32% para 18%

Com isso, a expectativa é que os preços nas bombas, pagos pelos consumidores, tenham redução média de R$ 1,19 no caso da gasolina. Atualmente, a média de preço no estado é de R$ 7,80.

Baixar arquivo
Geral

Conversão proibida é a infração do radar mais ativo da cidade de SP

O radar que flagrou mais infrações na capital paulista, nos três primeiros meses do ano, fica na ponte das Bandeiras, que liga a zona norte à zona central da capital paulista.

Baixar arquivo
Justiça

PF investiga desvio de verba pública da saúde em SP

Polícia Federal realizou a Operação Equidna contra um esquema de desvio de verbas na saúde. Foi alvo da operação, a ex-prefeita Teca Gouveia, que exerceu mandato entre 2012 a 2020 na cidade de Piquete, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Justiça

Entenda como funciona o "golpe do IOF" na hora de pegar um empréstimo

A Receita Federal tem recebido relatos de que supostas empresas pedem o pagamento antecipado do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, para liberar um empréstimo.

Baixar arquivo
Política

STF deve avaliar nova lei de improbidade administrativa no 2º semestre

O presidente da Corte, ministro Luiz Fux, adiantou a pauta na sessão de encerramento do primeiro semestre do ano Judiciário de 2022 realizada nesta sexta-feira. A Justiça entra em recesso a partir deste sábado.

Baixar arquivo