Começa segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe e sarampo

Publicado em 02/05/2022 - 23:46 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou nesta segunda-feira a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo. A nova etapa é voltada para crinças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade e o público de outros grupos prioritários.

No caso da mobilização contra influenza, além da população infantil, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede pública e privada, pessoas com comorbidades e deficiência permanente; além de membros das Forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e população privada de liberdade, devem se vacinar contra a gripe.

Já para o sarampo, a campanha é para todas as crianças de seis meses a menos de cinco anos, mesmo as que já foram imunizadas. Por não haver necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das doses da influenza e da tríplice viral, que protege contra os vírus do sarampo, rubéola e caxumba, as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia. Desde a primeira etapa da campanha, os profissionais de saúde também podem atualizar a carteira de vacinação contra o sarampo. 

E idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram contra a influenza na primeira etapa da mobilização também serão atendidos nesta nova fase. A campanha vai até o dia 3 de junho em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da mobilização é interromper a circulação do sarampo e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

RJ: Vereadores cassam mandato de Gabriel Monteiro por quebra de decoro

Monteiro foi julgado por quebra do decoro parlamentar, por três motivos: encenação com uma menor de idade em um shopping, agressão contra um morador de rua convidado para a encenação de um roubo na Lapa e relação sexual gravada em vídeo com uma menor de idade, que posteriormente teve as imagens vazadas na internet.

Baixar arquivo
Justiça

No STF termina o julgamento da nova Lei de Improbidade Administrativa

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova Lei de Improbidade Administrativa é válida para todos os processos em andamento. Inclusive aqueles abertos antes de ela entrar em vigor, em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Candidatos à presidência fazem campanha em São Paulo e Minas Gerais

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral. E traz os detalhes em ordem alfabética.

Baixar arquivo
Geral

Anatel autoriza 5G no Rio, Palmas, Florianópolis e Vitória no dia 22/8

A Anatel autorizou, nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia a ligarem o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Baixar arquivo
Esportes

Minas Quad vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas

Além de definir a melhor equipe brasileira da temporada, os nomes dos atletas que vão disputar uma das 12 vagas na seleção brasileira para disputar o Mundial também foram escolhidos nessa quarta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Cade condena empresas por cartel de gás de cozinha no Nordeste

As multas para as três empresas somam mais de R$ 640 milhões. De acordo com a condenação, divulgada nesta semana, 11 pessoas físicas também devem pagar multas que ultrapassam R$ 1,9 milhão.

Baixar arquivo