Covid-19: estado de emergência termina oficialmente neste domingo

Publicado em 22/05/2022 - 15:03 Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília

Termina neste domingo o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional causada pela pandemia da covid-19 no Brasil. Para tomar esta decisão, o Ministério da Saúde considerou a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde, a melhora no cenário epidemiológico no país e o avanço da campanha de vacinação.

A situação de emergência começou em fevereiro de 2020, antes que o surto de covid se transformasse em pandemia. Em abril deste ano, o Ministério da Saúde anunciou o fim das medidas, mas assegurou que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

Entre os motivos que levaram ao fim do Estado de Emergência, está o cenário epidemiológico. Em abril, as médias móveis de casos e de mortes causadas pela pandemia tinham caído mais de 85% na comparação com o pico da terceira onda, no começo deste ano.

Além disso, 74% da população tomou pelo menos duas doses de vacina ou a vacina de dose única. No entanto, o ministério destaca a importância de manter a vacinação, mesmo após o fim da situação de emergência.

Edição: Sâmia Mendes (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Internacional

História Hoje: estátua da Princesa Diana era inaugurada há um ano

Uma estátua em homenagem ao legado da Princesa Diana foi inaugurada no Palácio de Kensington, em Londres, na Inglaterra, em 1° de julho de 2021. Nesse dia, a princesa completaria 60 anos. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo de inscrições para o Sisu termina hoje

Quem está interessado em conquistar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior, deve entrar no Portal Único de Acesso no endereço: acessoúnico.mec.gov.br

Baixar arquivo
Cultura

Festa de São João começa hoje em Recife e tem maratona de shows

Entre as atrações mestre Zeca do Rolete, Maciel Melo, Cristina Amaral, Petrúcio Amorim, Silvério Pessoa e Terezinha do Acordeon.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta sexta-feira (1º)

Considerado como um importante centro educacional e tecnológico, Assis, em São Paulo, faz aniversário com sol, poucas nuvens e temperatura oscilando entre 14 e 27º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

Curitiba, no Paraná, tem nesta sexta-feira (1º) muito frio, com chuva isolada e temperatura variando entre 9 e 23º C. A umidade do ar é de 30 a 90%.

Baixar arquivo