Covid: Cruz Vermelha atua para vacinar pessoas em zonas de conflito

Publicado em 20/05/2022 - 21:57 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para avançar com a vacinação contra a covid-19 entre as populações mais vulneráveis, organismos internacionais de saúde têm o desafio de reduzir a desigualdade global na cobertura vacinal contra o novo coronavírus. Mas há ainda casos de populações que lutam para não serem esquecidas, como aquelas que vivem em zonas de conflito.

Moradores da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, por exemplo, sofrem com os impactos de conflitos armados, que dificultam a vacinação contra a covid-19. O coordenador de Saúde do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Moçambique, Emilio Mashant, traz um panorama da situação vivida nos 16 distritos de saúde da província, que não conseguem avançar na imunização por causa da falta de segurança e da presença de grupos terroristas na região. Ele conta que quase todas as unidades sanitárias foram destruídas e portanto estas áreas ficam sem assistência médica.

Segundo o representante da Cruz Vermelha, Moçambique, como muitos outros países em desenvolvimento, precisa de apoio externo para avançar com a campanha de vacinação. Maschant destaca que entre os principais desafios a serem enfrentados estão a distribuição inadequada de unidades de saúde em relação a população, vias de acesso em más condições, falta de câmaras frias e de logística.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha destaca que os países da África Austral mais afetados pela pandemia de covid-19 são África do Sul, Zâmbia, Zimbabue, Botsuana e Moçambique.

Até o momento, Moçambique registrou 226 mil casos de covid-19 e 2.201 mortes. Apenas 43% da população do país está totalmente vacinada; parcialmente, 12%.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo