Fiocruz: cobertura da terceira dose da vacina segue abaixo da média

Publicado em 20/05/2022 - 14:50 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cobertura da terceira dose da vacina contra a covid nos grupos mais jovens segue abaixo da média considerada satisfatória. A conclusão foi divulgada nesta quinta-feira na nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz.

O cenário atual ainda é motivo de preocupação diante da falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva e a não obrigatoriedade do passaporte vacinal.

A análise aponta que, na população acima de 25 anos, a cobertura no território nacional para o esquema vacinal completo é de 80%. A maior cobertura é na faixa etária de 55 a 59 anos, de 63%. E a menor, na faixa de 18 a 19 anos, com 25%, seguida pelos jovens entre 20 a 24 anos, com 30%.

Outra preocupação é com a cobertura vacinal em relação à quarta dose dos idosos: A faixa etária com maior cobertura é de 80 anos ou mais, com 17%. Já a menor, engloba os idosos entre 60 a 64 anos, com 3,4%.

Em relação à terceira dose, nas crianças entre 5 e 11 anos, 60% tomaram a primeira dose e apenas 32% estão com esquema vacinal completo.

O estudo indica que 14 unidades da federação apresentam mais de 80% da população vacinada com a primeira dose e 18 apresentam mais de 70% com a segunda dose. Piauí e São Paulo têm se destacado por uma alta cobertura da vacinação desde a primeira dose. Um dos pesquisadores do Observatório responsáveis pelo boletim Raphael Guimarães destaca ainda que a cobertura vacinal continua heterogênea.

Entre 24 de abril e 14 de maio, foram registrados cerca de 16 mil casos e 100 óbitos diários, o que corresponde a uma taxa de letalidade de 0,7%, alcançando os menores valores estáveis desde o início da pandemia.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Dom Cláudio Hummes é sepultado em São Paulo

Centenas de pessoas acompanharam a missa de despedida do cardeal Dom Cláudio Hummes na manhã desta quarta feira. Após a celebração, o corpo foi enterrado na cripta da Sé, em São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Com Bustos sob pressão, Santos pega Táchira pela Copa Sul-Americana

 

Criticado pela torcida, técnico corre risco de demissão em caso de eliminação.

Baixar arquivo
Política

Rio: relatório sobre vereador Gabriel Monteiro será apresentado em 2/8

Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro marcou a data para apresentação do relatório final sobre o processo que apura possível quebra de decoro pelo vereador Gabriel Monteiro.

Baixar arquivo
Geral

Procon fiscaliza se preços dos combustíveis reduziram nos postos do RJ

A operação iniciada segunda-feira já resultou em 195 postos vistoriados - 100 no primeiro dia e 95 no segundo. Destes, 95 foram autuados por alguma irregularidade, 98 estavam com o valor reduzido de acordo com a nova tributação, 65 reduziram o preço abaixo da expectativa e 31 adequaram o valor no momento em que a fiscalização chegou.

Baixar arquivo
Educação

Resultado da segunda edição do Sisu 2022 sai nesta quarta

O resultado da segunda chamada regular deste ano para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje (6) no site Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para esta edição do Sisu termi

Baixar arquivo
Geral

Expulsar usuários da Cracolândia dificulta ações sociais, diz entidade

Entidades assistências como o "Centro É de Lei" relatam que ação policial de expulsar e espalhar os usuários têm dificultado o trabalho dos profissionais de saúde, que precisam fazer a busca nas ruas para realizar o atendimento. Quatro pessoas foram presas por tentativa de furto de estabelecimento comercial na madrugada desta quarta-feira (06).

Baixar arquivo