Ministério da Saúde mantém uso de vacina da Janssen contra covid-19

Publicado em 12/05/2022 - 15:20 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com registro definitivo para uso na imunização dos brasileiros, a vacina contra covid-19 da Janssen vai continuar no calendário de vacinação do Ministério da Saúde. É o que disse a pasta, em uma nota informativa, divulgada esta semana. Segundo o documento, o imunizante continua no calendário, porque a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, manteve a autorização de uso da Janssen nos brasileiros, após a realização de testes de segurança.

O Ministério da Saúde decidiu seguir a orientação da ANVISA, depois que os Estados Unidos limitaram a autorização de uso emergencial da vacina da fabricante Johnson & Johnson, contra covid-19. A agência reguladora norte-americana restringiu a indicação devido ao risco de uma condição rara de trombose, após o recebimento da vacina.

No entanto, o Ministério da Saúde brasileiro informou que a ANVISA atestou a eficácia e segurança da vacina Janssen e, por isso, mantém as mesmas orientações de uso do imunizante. A pasta ainda destaca que as orientações levam em conta os estudos científicos e análises das estratégias de vacinação a serem usadas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram aplicadas mais de 17 milhões de doses da Janssen, na população brasileira, o equivalente a pouco mais de 4% de todas as doses de imunizantes distribuídas pelo país.
 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo