Pesquisa da UFAP estuda benefícios de plantas na saúde da mulher

Publicado em 27/05/2022 - 09:36 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Plantas medicinais usadas por comunidades tradicionais no tratamento de distúrbios menstruais e infecções ginecológicas podem contribuir como recursos alternativos complementares em prol da saúde da mulher. 

Esse é o caso da casca do barbatimão e da folha da planta verônica, presentes na cultura tradicional de moradores da Amazônia e alvos de pesquisa da estudante do curso de ciências ambientais da Universidade Federal do Amapá, Andréa Clementina, que confirmou a eficácia dessas plantas para alguns problemas ginecológicos.

Dona Rosa Maria dos Santos, de 69 anos, conhece bem esse saber tradicional sobre plantas medicinais. Moradora do interior do Pará, ela destaca alguns preparos com plantas utilizados para a saúde íntima da mulher que aprendeu com a avó quando morava na zona rural do estado.

Coordenadora do projeto 'Manjericão - Plantas e Saberes', a professora da Universidade Federal do Amapá Alzira Oliveira orienta o trabalho de Andrea Clementina e de um grupo de estudo que busca valorizar o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais. Ao apresentar esse universo para crianças, com palestras nas escolas, o projeto busca a manutenção desses saberes. 

Para a pesquisadora Alzira Oliveira, além de comprovar a eficácia e a ação farmacológica de plantas medicinais como métodos complementares para a saúde da mulher, o projeto aponta para a necessidade de políticas que garantam o acesso à saúde pública de qualidade às moradoras da região Norte do país. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero é o mais incidente na região.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

CNH já pode ser renovada online pelo Detran no estado do RJ

Após preencher os dados necessários na plataforma, o usuário precisará  apenas comparecer a um posto do órgão  para tirar uma nova foto, cadastrar as impressões digitais e, depois, retirar o novo documento.

Baixar arquivo
Esportes

Bragantino recebe o Botafogo pelo Brasileirão nesta segunda às 20h

Times se enfrentam nesta segunda-feira (04) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na cidade de Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid.

Baixar arquivo
Economia

Investimentos de fundos árabes no Brasil atingem US$ 20 bilhões

Informação foi passada no Fórum Econômico Brasil e Países Árabes, que acontece em São Paulo, com a presença de líderes empresariais e autoridades do Brasil e dos 22 países do bloco árabe.

Baixar arquivo
Economia

Pelo menos 20 estados anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis

As ações procuram atender a lei que limitou o ICMS sobre combustíveis ou a definição do Conselho Nacional de Política Fazendária de que o imposto deve ser calculado sobre a média de preços dos últimos 60 meses.
 

Baixar arquivo
Geral

IBGE começa convocação de aprovados para participar do Censo 2022

Devem ser contratados mais de 200 mil servidores temporários para o censo. Do total, 183 mil são recenseadores, que passarão por 4 dias de treinamento ainda em julho.

Baixar arquivo
Geral

Mais 220 militares vão apoiar ações com refugiados venezuelanos

Instituída em 2018, a Operação Acolhida tem o objetivo de apoiar o atendimento humanitário para os venezuelanos que saíam de seu país de origem e se deslocavam para Roraima.

Baixar arquivo