Planos de saúde: ANS autoriza reajuste de 15,5%, mais alto da história

Publicado em 26/05/2022 - 21:31 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

O diretor relator da proposta, Alexandre Fioranelli, apresentou os motivos que levaram a este índice de reajuste, entre eles o direito das operadoras ao reajuste anual.

A gerente Econômica, Financeira e Atuarial da ANS, Daniele Rodrigues Campos, detalhou que existe uma fórmula matemática para o cálculo do reajuste.

No ano passado, pela primeira vez, os planos de saúde tiveram índices de reajuste negativos, em pouco mais de 8%. A diretora da ANS Eliane Medeiros levou isso em consideração, mas foi a única a se opor ao aumento dos valores.

O reajuste de até 15,5% nos planos é o mais alto da história. Será aplicado pelas operadoras nas próximas semanas e é retroativo ao dia primeiro de maio.

De acordo com a ANS, o aumento deve afetar 8 milhões de pessoas, o que representa mais de 16%dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil. Segundo a agência reguladora, pouco mais de 49 milhões de brasileiros usam planos de saúde, mas a maioria é empresarial ou coletivo.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo