Prefeitura de Natal decreta situação de emergência por noventa dias

Publicado em 18/05/2022 - 12:04 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN), o número de casos notificados para dengue, chikungunya e zika teve um aumento exponencial durante as últimas semanas.

A publicação do estado de emergência foi feita em uma edição extra do Diário Oficial da capital potiguar. O decreto destaca que a Secretaria Municipal de Saúde deve realizar visitas domiciliares, ações educativas nas escolas, além da promoção de dias "d" de combate às doenças causadas por vírus transmitidos pelos mosquitos.

De acordo com o último boletim epidemiológico, foram notificados esse ano, em todo estado do Rio Grande do Norte quase 13 mil casos de dengue, quase 4 mil de chikungunya e cerca de 800 casos de zika. O problema não é só na capital, pois a maioria dos municípios potiguares se encontra em situação de alerta ou em situação de risco.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu para o governo estadual regularizar o funcionamento da frota de carros conhecidos como “fumacê”. O MP constatou que muitos desses veículos que soltam fumaça com baixas dose de agrotóxico para eliminar mosquitos adultos, estão parados e aguardando reparo em diversas cidades do estado. O governo estadual terá que concluir a licitação para a aquisição das peças que estão faltando e colocar toda a frota de "fumacês" em circulação no prazo de 30 dias.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Boris Johnson anuncia sua renúncia como primeiro-ministro britânico

Ele disse, no entanto, que ficará no cargo até a nomeação de um sucessor. O calendário da transição vai ser informado aos britânicos na semana que vem.

Baixar arquivo
Economia

Inflação medida pelo IGP-DI tem ligeira desaceleração, diz FGV

O IGP-DI, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou inflação de 0,62% em junho, percentual inferior ao apurado em maio, quando fechou em 0,69%.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pode ser reconhecido como produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo