Prefeitura de Natal decreta situação de emergência por noventa dias

Publicado em 18/05/2022 - 12:04 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN), o número de casos notificados para dengue, chikungunya e zika teve um aumento exponencial durante as últimas semanas.

A publicação do estado de emergência foi feita em uma edição extra do Diário Oficial da capital potiguar. O decreto destaca que a Secretaria Municipal de Saúde deve realizar visitas domiciliares, ações educativas nas escolas, além da promoção de dias "d" de combate às doenças causadas por vírus transmitidos pelos mosquitos.

De acordo com o último boletim epidemiológico, foram notificados esse ano, em todo estado do Rio Grande do Norte quase 13 mil casos de dengue, quase 4 mil de chikungunya e cerca de 800 casos de zika. O problema não é só na capital, pois a maioria dos municípios potiguares se encontra em situação de alerta ou em situação de risco.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu para o governo estadual regularizar o funcionamento da frota de carros conhecidos como “fumacê”. O MP constatou que muitos desses veículos que soltam fumaça com baixas dose de agrotóxico para eliminar mosquitos adultos, estão parados e aguardando reparo em diversas cidades do estado. O governo estadual terá que concluir a licitação para a aquisição das peças que estão faltando e colocar toda a frota de "fumacês" em circulação no prazo de 30 dias.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo