Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Publicado em 20/05/2022 - 11:08 Por Kéthuly Góes - Repórter da Rádio Universitária FM - Recife

A sazonalidade para doenças respiratórias que costuma ocorrer entre os meses de março e junho em Pernambuco surpreendeu os gestores da Saúde com nível de transmissibilidade viral bem acima da expectativa, afetando especialmente o público infantil.

A vacina contra gripe do calendário 2022 poderia ter reforçado a imunidade dessa população mas só foi liberada para faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos no dia 3 de maio, que pode ter favorecido o aumento significativo de bebês e crianças doentes nas últimas semanas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Quando o quadro é persistente, com febre alta por mais de 3 dias e desconforto respiratório, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para orientar as famílias com filhos de até 5 anos.

O Conselho Regional de Medicina divulgou nas redes sociais um vídeo que detalha a situação de momento. Quem apresenta é o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca, membro da Sociedade Brasileira de Imunizações, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco e Conselheiro do Cremepe.

A orientação para crianças maiores de quatro anos é de que usem máscara ao sair de casa, principalmente no espaço escolar, deem preferência a brincadeiras em ambientes arejados e lavem as mãos com frequência. O representante do Cremepe também lembrou que é fundamental estar com o calendário vacinal em dia, tanto para evitar a gripe como contra covid-19 para os que têm entre 5 e 11 anos.

Edição: Universitária FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo