Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Cerca de 2% das mortes de crianças desde 2020 foi devido à doença

Publicado em 29/06/2022 - 15:14 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 29/06/2022 - 17:15

Dados sobre a mortalidade de crianças menores de 5 anos por covid-19, levantados pelo estudo Observa Infância, liderado pela Fundação Oswaldo Cruz, apontam diferenças regionais significativas. Enquanto no Mato Grosso do Sul a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais. No estado nordestino, os óbitos pela doença também tiveram a maior participação dentro do número total de mortes nessa faixa etária: 7,2%. Em todo o Brasil, 2% das mortes de crianças ocorridas nesses dois anos foram por covid-19.

Os números divulgados exclusivamente para as Rádios da Empresa Brasil de Comunicação e a Agência Brasil complementam outros já divulgados, que mostram que desde o início da pandemia, em média, dois pequenos brasileiras, com até 5 anos, morrem a cada dia por covid-19.

De acordo com um dos coordenadores do Observa Infância, o pesquisador da Fiocruz Cristiano Bocolini, a principal explicação para essas diferenças está no acesso aos serviços de saúde

Os recortes mostram ainda que a taxa de mortes na primeira infância chegou a 0,44 na Região Norte e 0,42 no Nordeste, caindo para 0,19 no Centro Oeste. Já o Sudeste e o Sul tiveram as menores proporções: 0,17 e 0,14 respectivamente. A média brasileira de óbitos por Covid ficou em 0,27 óbito a cada 1000 nascidos vivos em 2020 e 2021.

Pelos dados preliminares, os pesquisadores do Observa Infância estimam que o quadro deve se manter este ano. Para eles, está clara a importância da aplicação de vacinas para esse público. No Brasil, a Anvisa ainda avalia a liberação da Coronavac, mas nos EUA, por exemplo, já foi aprovado o uso dos imunizantes da Pfizer e da Moderna para crianças a partir de seis meses.

Mas Bocolini ressalta que não basta que as vacinas estejam disponíveis; é preciso estimular a imunização. No Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 55% da população entre 5 e 11 anos de idade está totalmente imunizada contra a doença.

Enquanto isso, as perspectivas não são boas para o panorama de 2022. Até o último dia 13 de junho, o Brasil já tinha registrado 291 mortes por Covid-19 entre crianças menores de 5 anos. E a doença deve impactar os dados gerais de mortalidade infantil no país.

O pesquisador Cristiano Bocolini explica que, além das mortes diretas, ainda há as indiretas, de bebês nascidos prematuros, por exemplo, porque a mãe contraiu covid na gravidez. A proporção de mortes a cada mil nascidos vivos já subiu de 13,17 em 2020 para 13,69 em 2021. O país ainda tem seis meses para melhorar as estatísticas de 2022.

*Matéria foi alterada às 17h15 de 29/06/2022 para correção de informação. Diferente do gravado anteriormente, o correto é que no Mato Grosso do Sul a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, e não no Mato Grosso. 
 

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo