Covid: Dois milhões de pessoas acima de 5 anos no RJ não se vacinaram
Publicado em 23/06/2022 - 13:46 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Cerca de dois milhões de pessoas com cinco anos ou mais ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Outro dado é que pouco mais de 1,5 milhão deste grupo residente no estado também não retornaram aos postos para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal básico contra a Covid.
O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta quinta-feira, aponta ainda que quanto ao reforço, um total de 6 milhões de pessoas aptas não garantiram o prolongamento da imunização. Ou seja, metade das pessoas com mais de 18 anos completaram o esquema de duas doses ou dose única.
Com base nestes dados, o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, reforça o alerta que apenas a imunização completa evita as formas graves da doença e as mortes.
Chieppe ressaltou que 59% das internações por Covid-19 no estado são de pessoas que não completaram o esquema vacinal.
O levantamento reuniu dados lançados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações até esta terça-feira, 21 de junho.
Em todo o estado do Rio, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 foi estendida aos adolescentes de 12 a 17 anos no dia 30 de maio. Nesta semana, começou a aplicação da segunda dose de reforço para quem 40 anos ou mais.
No Rio de Janeiro, já foram aplicadas mais de 34 milhões de doses e 80% da população acima dos 5 anos de idade completou o esquema básico.
Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi