A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a faixa etária da vacinação contra a meningite de até 12 meses de vida para até 19 anos por conta da baixa cobertura vacinal na unidade federativa.
A cobertura foi de 84,5%, em 2019, para menos de 76% no último ano, o menor índice já registrado para as crianças de até 12 meses. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo.
Na última semana, o Programa Nacional de Imunizações ampliou em todo o país a vacinação contra meningite para até os dez anos de idade e para os profissionais da rede de saúde pública e privada daqueles que ainda não se vacinaram, como conta o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.
A meningite no último ano teve 6126 registros no Brasil segundo o DATASUS, o número é 25 vezes maior que os registrados em 2020.
A previsão do Ministério da Saúde é que a ampliação da faixa etária seja mantida em todo o país até fevereiro de 2023, voltando a ser indicada apenas para crianças com menos de 12 meses.
*Com supervisão de Jacson Segundo.





