Planos de saúde cortam atendimento a autistas após decisão do STJ

Operadoras podem não autorizar tratamentos fora da lista da ANS

Publicado em 14/06/2022 - 16:07 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após o Superior Tribunal de Justiça decidir que o rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde é taxativo, ou seja, restrito ao que está na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar, começaram a surgir denúncias de beneficiários que tiveram tratamentos suspensos e de ações judiciais nesse sentido.

A decisão foi tomada na última quarta-feira (8) e já no dia seguinte, os primeiros casos apareceram, como conta Vanessa Ziotti, diretora jurídica do Instituto Lagarta Vira Pupa. As interrupções atingiram, por exemplo, pacientes autistas.

Vanessa diz que só o instituto recebeu pelo menos 15 pedidos de ajuda. Ela explica que a decisão do STJ dificulta a vida do consumidor, porque coloca sobre ele a obrigação de justificar o tratamento escolhido pelo médico.

A diretora executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Vera Valente, diz que a entidade desconhece essas medidas de interrupção de tratamentos.

Sobre as reclamações das famílias de pacientes autistas, Vera diz que desde o ano passado todas as terapias devem ser cobertas de forma ilimitada pelos planos.

Já o Conselho Nacional de Saúde em nota afirma que a decisão pode causar prejuízo à saúde de quase 50 milhões de pessoas.

*com produção da Dayana Vítor

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo