Rio libera vacina contra a gripe para todas as faixas etárias

Publicado em 27/06/2022 - 16:50 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Toda a população da cidade do Rio de Janeiro acima dos seis meses de vida pode se imunizar contra a gripe. A liberação das doses para todas as faixas foi anunciada pela prefeitura, que não seguirá mais o calendário por grupos prioritários. As pessoas precisam apenas ir a uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde, que formam a rede de atenção primária na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que no inverno, justamente pelas características climáticas desta época do ano, com temperaturas mais baixas e ambientes fechados, as infecções respiratórias, como a influenza, podem se espalhar com maior frequência.

Segundo os dados do Observatório Epidemiológico do Rio, apenas 53% da população total carioca está imunizada, número bem abaixo da meta de 90% definida pelas autoridades de saúde do estado. Balanço oficial indica que, até agora, a vacina foi aplicada em 60% dos idosos, 40% das crianças e 28% das gestantes. Na área de saúde, apenas 48% dos trabalhadores receberam a dose contra a gripe, que evita complicações causadas pela doença, principalmente nos grupos mais vulneráveis.

A vacinação também foi ampliada em todo o país. O SUS, Sistema Único de Saúde, tem cerca de 38 mil salas de imunização espalhadas por todo o país e o Ministério da Saúde já distribuiu 80 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados e Distrito Federal. Até o momento, cerca de 53% dos brasileiros receberam a vacina.

* Com supervisão de Vitória Elizabeth.
 

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo