Covid: menos de 40% do público alvo tomou 4ª dose da vacina no RJ

Publicado em 06/07/2022 - 16:31 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Mesmo diante do aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas na cidade do Rio de Janeiro, muitos cariocas ainda não voltaram aos postos de vacinação para receber a dose de reforço.

Apesar do sucesso inicial da campanha, no ano passado, que alcançou 99,9% da população adulta com uma dose e 99,8% com as duas doses ou a aplicação única do esquema básico, agora, menos de 40% dos aptos a receber a quarta dose, ou seja, pessoas com 40 anos ou mais, retornaram aos postos. Em relação às crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, a situação também é preocupante: 20% ainda não receberam uma dose sequer da vacina contra o coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a imunização é recomendada para todas as pessoas, a partir de 5 anos de idade.

Até os 11 anos, devem ser ministradas as duas doses do calendário básico. á na população entre 12 e 39 anos, a recomendação é aplicar uma dose de reforço. A partir dos 40 anos, as autoridades de saúde lembram a necessidade de tomar a quarta dose para garantir a continuidade da imunização contra as formas graves da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento no número de casos graves e internações por Covid-19 na cidade vem sendo observado desde o fim de maio. 

Os dados do MonitoraCovid-19, da Fundação Oswaldo Cruz também confirmam o avanço da doença. Em médias móveis de sete dias, o município do Rio registrou 231 novos casos em 27 de abril e chegou a zerar o número de óbitos, marca do dia 7 de junho. Mas no dia 24 de junho, os casos passaram a 3,8 mil e os óbitos subiram para dois esta semana.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo