Covid: menos de 40% do público alvo tomou 4ª dose da vacina no RJ

Publicado em 06/07/2022 - 16:31 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Mesmo diante do aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas na cidade do Rio de Janeiro, muitos cariocas ainda não voltaram aos postos de vacinação para receber a dose de reforço.

Apesar do sucesso inicial da campanha, no ano passado, que alcançou 99,9% da população adulta com uma dose e 99,8% com as duas doses ou a aplicação única do esquema básico, agora, menos de 40% dos aptos a receber a quarta dose, ou seja, pessoas com 40 anos ou mais, retornaram aos postos. Em relação às crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, a situação também é preocupante: 20% ainda não receberam uma dose sequer da vacina contra o coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a imunização é recomendada para todas as pessoas, a partir de 5 anos de idade.

Até os 11 anos, devem ser ministradas as duas doses do calendário básico. á na população entre 12 e 39 anos, a recomendação é aplicar uma dose de reforço. A partir dos 40 anos, as autoridades de saúde lembram a necessidade de tomar a quarta dose para garantir a continuidade da imunização contra as formas graves da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento no número de casos graves e internações por Covid-19 na cidade vem sendo observado desde o fim de maio. 

Os dados do MonitoraCovid-19, da Fundação Oswaldo Cruz também confirmam o avanço da doença. Em médias móveis de sete dias, o município do Rio registrou 231 novos casos em 27 de abril e chegou a zerar o número de óbitos, marca do dia 7 de junho. Mas no dia 24 de junho, os casos passaram a 3,8 mil e os óbitos subiram para dois esta semana.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Monitor do PIB aponta crescimento de 1,1% no 2º trimestre no Brasil

Já em relação a igual período de 2021, o indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas apresentou expansão 3%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: pesquisa da USP desvenda inflamações mesmo após saída do vírus

Descoberta deve ajudar os médicos a escolherem melhor os tratamentos para os pacientes graves, escolhendo entre tratar a infecção viral, ou, o processo inflamatório do corpo.

Baixar arquivo
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo