Rio de Janeiro registra 16 casos de varíola dos macacos

Rio registra 16 casos de varíola dos macacos

Publicado em 04/07/2022 - 13:06 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A monkeypox, doença conhecida popularmente como varíola dos macacos, está avançando no Rio de Janeiro. O último balanço oficial aponta que já foram confirmados 16 casos, sendo dez apenas na capital, três em Maricá, e um em Niterói, cidades da Região Metropolitana. Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada fluminense, têm uma notificação cada.

A Secretaria Estadual de Saúde também investiga outros dez casos suspeitos, enquanto 23 foram descartados.

A secretaria ressalta que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, daí ter recebido o nome popular, o surto atual não tem qualquer relação com esses animais. 

As principais formas de transmissão de monkeypox são por contato próximo, íntimo, com uma pessoa infectada e portadora de lesões de pele, além de objetos contaminados.

Em nota, a secretaria informou que os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pelas autoridades municipais de saúde e equipes de Vigilância.

Últimas notícias
Economia

Monitor do PIB aponta crescimento de 1,1% no 2º trimestre no Brasil

Já em relação a igual período de 2021, o indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas apresentou expansão 3%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: pesquisa da USP desvenda inflamações mesmo após saída do vírus

Descoberta deve ajudar os médicos a escolherem melhor os tratamentos para os pacientes graves, escolhendo entre tratar a infecção viral, ou, o processo inflamatório do corpo.

Baixar arquivo
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo