Bio-Manguinhos vai fornecer ao SUS remédio para doenças reumatológicas

Publicado em 09/08/2022 - 23:52 Por Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O laboratório de Bio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, passou a fornecer ao Sistema Único de Saúde, neste mês, o medicamento adalimumabe biossimilar.

O biofármaco é indicado para o tratamento de oito doenças no SUS e deve beneficiar cerca de 60 mil pacientes que o utilizam em seus tratamentos. 

Segundo Bio-Manguinhos, o medicamento é o produto com o maior número de indicações para pacientes vivendo com doenças reumatológicas e doença de Crohn simultaneamente.

Até então, o medicamento era importado, mas o laboratório vai incorporar totalmente a produção devido a uma parceria com o laboratório alemão que detém a tecnologia e com o laboratório privado nacional Bionovis. Mais de QUINHENTAS mil seringas do medicamento serão disponibilizadas ao SUS já no primeiro ano do fornecimento. 

O adalimumabe é o quinto produto da cesta de tratamentos para reumatologia no portfólio de Bio-Manguinhos, que já produz outros quatro fármacos, e é o segundo para doenças inflamatórias intestinais, após o infliximabe. 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo