Em nota ANS reafirma preocupação com proposta aprovada na Câmara

Publicado em 05/08/2022 - 21:13 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Saúde Suplementar reafirmou preocupação com a aprovação na quarta-feira, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que estabelece hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos da ANS. Segundo a nota divulgada, a competência para elaborar o Rol é atribuída por lei à Agencia.  

A ANS entende que sem a metodologia de análise técnica feita pela Agêncianão haverá certeza dos benefícios clínicos e nem dos potenciais efeitos colaterais associados às tecnologias dos procedimentos. E afirmou ainda que o grau de incerteza relacionado aos impactos econômicos da realização de procedimentos não previstos no rol pode elevar os reajustes dos planos a patamares superiores à capacidade de pagamento dos beneficiários.

O projeto de lei ainda vai passar por análise do Senado. O objetivo da proposta é dar continuidade a tratamentos que poderiam ser excluídos da cobertura dos planos de saúde, já que o Superior Tribunal de Justiça decidiu em junho que o Rol de Procedimentos da ANS tem caráter taxativo. Com isso, as operadoras de saúde não são obrigadas a cobrirem tratamentos não previstos na lista, salvo algumas situações excepcionais. Atualmente, o rol tem 3.368 procedimentos de saúde, que devem ser obrigatoriamente ofertados pelos planos.

A proposta dos legisladores prevê que deverá ser autorizado o tratamento ou procedimento prescrito, não previsto no rol, se existir comprovação da eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico, além de recomendações pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS e por, no mínimo, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional.

O relator da proposta, deputado Hiran Gonçalves, foi procurado sobre a nota da ANS, mas não houve resposta até o fechamento da reportagem.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Varíola dos Macacos: Anvisa aprova regras para medicamentos e vacinas

A Anvisa aprovou, nesta sexta-feira, as regras que o Ministério da Saúde deve seguir para importar medicamentos e vacinas contra varíola dos macacos sem registro no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite.

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa fiscaliza veículos, postos e instaladoras de kits GNV

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou balanço da operação realizada para fiscalizar veículos que abastecem com gás natural veicular nos postos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da EBC têm inscrições abertas até 31 de agosto

Em comemoração ao centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação promove o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil com inscrições gratuitas.

Baixar arquivo
Política

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

As eleições deste ano terão o maior percentual de candidatos indígenas desde 2014. São 176 candidatos autodeclarados indígenas que devem concorrer a um cargo político, o que representa 0,6% do eleitorado.

Baixar arquivo
Geral

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9.

Baixar arquivo