Ministério da Saúde registra 1.721 casos da varíola dos macacos

O estado de São Paulo lidera com quase 1.300 casos

Publicado em 05/08/2022 - 16:03 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de oito semanas do primeiro caso detectado no país, o Ministério da Saúde registra 1.721 casos de monkeypox, a varíola dos macacos, com crescimento de mais de 60% somente na última semana.

O estado de São Paulo lidera com quase 1.300 casos, seguido do Rio de Janeiro, com 190 casos, e Minas Gerais, com 75. Depois aparece o Distrito Federal, com 37 casos, onde, nessa quinta-feira, a Universidade de Brasília informou que dois estudantes foram afastados das atividades presenciais pois tiveram contato com pessoas positivas para a monkeypox.

A descoberta de casos da varíola no campus preocupa a estudante de Letras da UnB, Ana Clara Ribeiro.

A varíola dos macacos é causada por vírus, a partir do contato com um animal, pessoa ou materiais infectados. O infectologista Julival Ribeiro explica como pode ser transmitida a monkeypox.

Os sintomas mais comuns são febre, calafrio, cansaço, dor de cabeça, nas costas e musculares, e gânglios inchados. Em seguida, aparecem lesões avermelhadas na pele, espalhadas pelo corpo semelhantes a furúnculos. A doença é de baixa mortalidade, mas na semana passada foi confirmado o primeiro óbito pela doença no Brasil e não há tratamento específico para a monkeypox.

O Ministério da Saúde anunciou a compra de 50 mil doses de vacina, que vão ser distribuídas a profissionais da linha de frente e de laboratórios. O Brasil é o sexto país do mundo em casos diagnosticados da monkeypox. Os Estados Unidos lideram com mais de 6.600 casos.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite.

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa fiscaliza veículos, postos e instaladoras de kits GNV

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou balanço da operação realizada para fiscalizar veículos que abastecem com gás natural veicular nos postos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da EBC têm inscrições abertas até 31 de agosto

Em comemoração ao centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação promove o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil com inscrições gratuitas.

Baixar arquivo
Política

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

As eleições deste ano terão o maior percentual de candidatos indígenas desde 2014. São 176 candidatos autodeclarados indígenas que devem concorrer a um cargo político, o que representa 0,6% do eleitorado.

Baixar arquivo
Geral

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

MCTI investe em pesquisa para transplante de órgãos suínos em humanos

O processo é chamado de xenotransplante e atualmente utiliza porcos geneticamente modificados para pesquisas. De acordo com especialistas, talvez seja possível a utilização em humanos de rins, coração, fígado, além de enxerto de pele. 

Baixar arquivo