Os benefícios para a saúde que o açafrão e a cúrcuma oferecem já são velhos conhecidos dos brasileiros. A novidade apontada em um estudo publicado em duas revistas científicas estrangeiras é que essas ervas possuem funções protetoras contra esclerose múltipla, Alzheimer, doença de Parkinson, depressão, ansiedade e outras patologias.
Com base nessa descoberta, a farmacêutica e especialista em atenção farmacêutica pela Universidade de São Paulo, Paula Molari, explica como a cúrcuma age em nosso organismo.
Já o açafrão, popularmente usado na culinária, além de temperar os alimentos, é uma especiaria que tem atuação vascular peculiar, auxiliando no controle da ansiedade, como conta Paula Molari.
Para se obter os benefícios, cada pessoa deve consumir cerca de um grama e meio de cada ativo por dia, seja no alimento ou de forma isolada.
Independentemente do ativo, é fundamental a orientação médica para o consumo de alimentos e suplementos com fins terapêuticos, mesmo que não haja contra indicações.
* Com supervisão da jornalista Nadia Faggiani