Maranhão tem índices baixos de vacinação contra a covid-19

Publicado em 24/11/2022 - 12:42 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - Maranhão/ São Luís

No Maranhão, apenas 64,9% da população a partir de 5 anos de idade completou o chamado esquema vacinal primário contra a covid-19, que contempla as duas primeiras doses da vacina ou a dose única.  Esse dado é da pesquisa realizada pela Oxfan Brasil, organização não governamental, engajada em projetos humanitários, junto com a Faculdade de Saúde Pública da USP.  

O município de Centro do Guilherme, com população estimada em torno de 13.800 habitantes, distante pouco mais de 280 km da capital, São Luís, tem os piores índices do estado, com apenas 43% do público alvo vacinado com duas doses ou dose única.

As estimativas da cobertura vacinal contra a covid-19 por estados e Distrito Federal foram consideradas, segundo o alcance da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Apenas o estado de São Paulo alcançou a meta de cobertura vacinal primária contra a covid-19, 91,0%. Os outros 25 estados e o Distrito Federal estão abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, variando de 57,5% a 87,5%.

Nós entramos em contato com o governo do Estado do Maranhão para saber quais ações têm sido realizadas para reverter esses números e também saber os índices da cobertura vacinal da terceira e quarta doses, já que o estado passou disponibilizar a quinta dose da vacina contra a covid-19 agora em novembro, mas ainda não obtivemos resposta.

 

 

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Jovens fazem estudo sobre danças urbanas do Rio

A iniciativa vai dar mais visibilidade a grupos de artistas que fazem a diferença, mostrando seus talentos e inspirando pessoas através da dança.

Baixar arquivo
Geral

Fórum Global contra o Racismo acontece em São Paulo

Em São Paulo, está sendo realizado, até esta sexta-feira (1), o Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação da Unesco.

O evento discute osefeitos do racismo no desenvolvimento econômico dos países.  

Baixar arquivo
Internacional

No Catar, Lula fala sobre a guerra, investimentos e COP 28

Lula ainda aproveitou para agradecer a atuação Catar que, segundo ele, tem um papel central na busca pela paz na região, “um ator diplomático relevante”.

Baixar arquivo
Economia

Haddad afirma que equilibrar as contas públicas é prioridade

O governo vai perseguir “obstinadamente” a meta de equilibrar as contas públicas no ano que vem.

Baixar arquivo
Segurança

Rio: Suspeito de matar agente da Força Nacional é preso

O suspeito de atirar e matar o agente da Força Nacional, Edmar Felipe Alves dos Santos, foi preso na tarde desta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Justiça

Lesa Pátria: mais três pessoas com mandados de prisão, em Uberaba (MG)

Três pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro são alvo de mandado de prisão em Uberaba, em Minas Gerais. 

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira, a 22a fase da Operação Lesa Pátria. 

Baixar arquivo