Ministério da Saúde envia equipe para acompanhar surto gripal no Amapá

Publicado em 17/05/2023 - 09:59 Por Ana Lúcia - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma equipe de 10 técnicos do Ministério da Saúde está desde terça-feira (16), no Amapá, para ajudar no enfrentamento ao surto de síndromes gripais. A situação é mais grave entre as crianças. Os técnicos também vão dar apoio à equipe da vigilância epidemiológica do estado nas investigações desse surto de gripe.

Entre janeiro e maio, foi registrado um aumento de mais de 108% dos casos. Isto fez com que o governo estadual decretasse emergência em saúde pública no último sábado.  

O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, disse que prefeitos e secretários municipais serão mobilizados em um grande mutirão de vacinação, já que no estado a cobertura vacinal está muito baixa.

A imunização contra a gripe e covid-19 será intensificada, especialmente, em áreas de difícil acesso. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as crianças estejam com a carteira de vacinação atualizada para evitar novas internações e a consequente sobrecarga do sistema de saúde. 

O aumento de internações por síndromes gripais, principalmente no público infantil tem provocado superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto de Atendimento Infantil, em Macapá. Desde sábado, o estado registrou a morte de três crianças.

Ao longo da semana, mais especialistas, entre médicos pediatras, intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas serão enviados ao Amapá.

O Ministério também destinou kits de análise laboratorial e medicamentos para reforçar as ações locais, além de está em contato permanente com as autoridades de saúde do estado. 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo