logo Radioagência Nacional
Saúde

Saúde descarta caso suspeito de gripe aviária no Espírito Santo

Estado ainda investiga dois casos de possível contaminação
Baixar
Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional
20/05/2023 - 16:39
Brasília
Máscara contra covid-19
© Raquel Portugal/FioCruz

Foi descartada a gripe aviária no homem de 61 anos que estava isolado com sintomas gripais no Espírito Santo. Ele era o último suspeito dentre os funcionários do Parque da Fazendinha que tiveram contato com aves contaminadas com a doença. 

A informação foi divulgada neste sábado (20), pelo Ministério da Saúde, quatro dias depois que a Secretaria de Saúde do Espírito Santo começou a monitorar os trabalhadores do parque.  

Além desse grupo, o Espírito Santo foi notificado de mais três suspeitas: uma já descartada e duas que ainda estão isoladas, enquanto aguardam resultado.  

Todos os testes para a gripe aviária (H5N1) foram realizados no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Como há animais contaminados com a doença no Espírito Santo, o Ministério da Saúde solicitou a busca ativa, no estado, para todas as pessoas que tiveram contato com as aves.  

As autoridades de saúde orientam que caso sejam avistadas aves doentes ou mortas, ou mesmo animais silvestres, o contato deve ser evitado. Nesses casos, é preciso acionar os órgãos competentes. 

 

x