50 milhões de doses da vacina contra gripe já foram aplicadas

Ainda assim, a cobertura vacinal está abaixo da meta

Publicado em 23/06/2023 - 19:29 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil registrou 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe, segundo balanço divulgado pelo o Ministério da Saúde nesta sexta-feira.

A cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores ultrapassou 50%, mas a meta é imunizar 90% desse grupo prioritário.

Mais de 80 milhões de doses trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. E ainda há vacinas disponíveis no SUS para pessoas a partir dos 6 meses de idades.

Quem ainda não se vacinou precisa verificar o calendário de sua cidade e a disponibilidade do imunizante contra a gripe.

De acordo com as secretarias estaduais de saúde de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso, por exemplo, a vacinação segue até o dia 30 de junho. No estado de Minas Gerais, até 31 de julho.

Já as secretarias do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul informam que a vacinação segue enquanto durarem os estoques.

E para pessoas com sintomas gripais, que apresentem fatores de risco para Covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença, a recomendação da área técnica do Ministério da Saúde é de uso de máscaras de proteção facial.

A justificativa é de que embora a Organização Mundial da Saúde tenha declarado o fim da emergência em saúde pública de importância internacional, o coronavírus continua a circular.  

Medidas não farmacológicas que incluem o distanciamento social, a higiene das mãos e o isolamento de casos suspeitos ou confirmados também foram destacadas em nota técnica.

A vacinação contra covid-19 também está disponível para toda a população acima de seis meses. O reforço da bivalente está disponível para toda população acima de 18 anos que tenha recebido pelo menos duas doses da vacina.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo