50 milhões de doses da vacina contra gripe já foram aplicadas

Ainda assim, a cobertura vacinal está abaixo da meta

Publicado em 23/06/2023 - 19:29 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil registrou 50 milhões de doses aplicadas contra a gripe, segundo balanço divulgado pelo o Ministério da Saúde nesta sexta-feira.

A cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores ultrapassou 50%, mas a meta é imunizar 90% desse grupo prioritário.

Mais de 80 milhões de doses trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. E ainda há vacinas disponíveis no SUS para pessoas a partir dos 6 meses de idades.

Quem ainda não se vacinou precisa verificar o calendário de sua cidade e a disponibilidade do imunizante contra a gripe.

De acordo com as secretarias estaduais de saúde de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso, por exemplo, a vacinação segue até o dia 30 de junho. No estado de Minas Gerais, até 31 de julho.

Já as secretarias do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul informam que a vacinação segue enquanto durarem os estoques.

E para pessoas com sintomas gripais, que apresentem fatores de risco para Covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença, a recomendação da área técnica do Ministério da Saúde é de uso de máscaras de proteção facial.

A justificativa é de que embora a Organização Mundial da Saúde tenha declarado o fim da emergência em saúde pública de importância internacional, o coronavírus continua a circular.  

Medidas não farmacológicas que incluem o distanciamento social, a higiene das mãos e o isolamento de casos suspeitos ou confirmados também foram destacadas em nota técnica.

A vacinação contra covid-19 também está disponível para toda a população acima de seis meses. O reforço da bivalente está disponível para toda população acima de 18 anos que tenha recebido pelo menos duas doses da vacina.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo