Butantan inicia em 2024 testes pré-clínicos de vacina contra Zika

Nesta etapa, são verificadas tolerabilidade e reações adversas

Publicado em 08/12/2023 - 15:35 Por Nels - São Paulo

O Instituto Butantan vai iniciar os testes pré-clínicos da vacina contra a Zika no segundo semestre de 2024. O anúncio foi feito esta semana pela instituição.

De acordo com os pesquisadores, o imunizante é composto pelo vírus inativado, uma plataforma considerada mais segura para aplicação em gestantes.

Os primeiros estudos de prova de conceito, para avaliar a viabilidade da vacina, mostraram que ela é capaz de gerar anticorpos neutralizantes. Os testes pré-clínicos vão verificar a tolerabilidade e possíveis reações adversas.

Depois dos testes em animais é que a vacina poderá ser testada em humanos, em três fases: de segurança, de verificação da capacidade de induzir produção de anticorpos e o teste de eficácia.

O vírus da Zika causa a microcefalia em bebês quando a infecção acontece na gestação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registrou, de 2015 a 202,2 mais de 1,9 mil casos de microcefalia congênita.

Cabe sempre lembrar que o transmissor do Zika vírus é o mosquito Aedes aegypti. Portanto, a melhor forma de prevenção ainda é eliminar os criadouros desse inseto, seja eliminando focos de água parada em vasilhas, pneus velhos, ou chamando serviços da prefeitura e vigilância sanitária para atuarem em terrenos baldios.

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Internacional

Internacional: mina desaba na Venezuela e Rafah tem 97 mortes em 24h

Palestinos na cidade de Rafah afirmam que a última noite foi uma das piores desde o início dos bombardeios em Gaza. Organização Médicos sem Fronteiras critica Estados Unidos por terem vetado, pela terceira vez, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma resolução exigindo cessar-fogo imediato

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro fica em silêncio em depoimento à PF sobre suposto golpe

Segundo a defesa de Bolsonaro, o silêncio do ex-presidente não foi apenas o uso de um direito constitucional, mas uma estratégia. A investigação da Polícia Federal apura a formação de uma suposta organização criminosa para dar um golpe de Estado.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim Infogripe aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, associados à covid-19, estão aumentando principalmente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste. É o que aponta o último Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (22), pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal: União arrecada R$ 280 bilhões em janeiro

O resultado representa um crescimento de 6,67% em relação ao mesmo período do ano passado. E é o melhor já registrado para todos os meses de janeiro desde 1995, início da série histórica. Atividade econômica e receitas não recorrentes puxaram a alta

Baixar arquivo
Política

RJ: eleitores de Búzios vão às urnas em abril para escolher prefeito

A nova eleição acontece depois da cassação do mandato do prefeito e do vice-prefeito por abuso do poder econômico nas eleições de 2020.

Baixar arquivo
Internacional

G20 apoia a criação de um estado Palestino

Membros se reuniram no Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou que um grande número de países manifestou preocupação com o alastramento do conflito no Oriente Médio

Baixar arquivo