Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Também houve um aumento de 5,4% nas mortes

Publicado em 08/12/2023 - 22:10 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado. Também houve um aumento de 5,4% nas mortes.  

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. 

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Além disso, a ministra anunciou a criação da Sala Nacional de Arboviroses que passa a funcionar, a partir de agora, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pra acompanhar, em tempo real, a evolução das doenças transmitidas pelo mosquito. 

A vacina contra a dengue também foi mencionada por Nísia Trindade. Ela disse que o imunizante já foi avaliado, e teve parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). E agora está em consulta pública para incorporação ao SUS. 

De acordo com o Ministério da Saúde, pela primeira vez, depois de muito tempo, o Brasil tem os 4 tipos de dengue circulando no país. O tipo 3 não circulava desde 2007. 

E as ações coordenadas anunciadas agora estão de olho nas estimativas para o ano que vem, que apontam para epidemia de dengue em algumas regiões do país. Como destacou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. 

De acordo com o Ministério da Saúde, este ano 10 mil profissionais de saúde foram capacitados contra a dengue e vão circular orientando a população. 

E as pessoas podem também ajudar no combate ao aedes aegypti, impedindo a reprodução dele em água parada, já que 74% dos criadouros do mosquito são próximos às residências. 

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

PF prende dono de ferro-velho envolvido no assassinato de Marielle

Dono do ferro-velho teria realizado o desmanche e descartado o veículo usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Segundo a denúncia, o acusado teria impedido e embaraçado investigações de infrações penais envolvendo uma organização criminosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Norte lidera índices de mulheres que sofreram violência doméstica

Os dados são da Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher. O levantamento considera tanto a mulher que percebe e declara espontaneamente que passou por uma violência, quanto aquelas que negaram ter sofrido violência, mas identificaram essa situação em uma lista de ocorrências oferecida pela pesquisa

Baixar arquivo
Justiça

STF julga inconstitucional regra de sobras eleitorais

Os ministros definem agora se a inconstitucionalidade deve afetar as eleições de 2022 ou não. Se afetar, pode gerar a mudança de sete deputados federais.

Baixar arquivo
Internacional

Lula defende integração entre países caribenhos

O presidente do Brasil convidou os países da Caricom a integrarem a aliança global para combater a fome e a pobreza. 

Baixar arquivo
Geral

Greve na Argentina leva companhias aéreas a cancelarem voos

Gol e Latam cancelaram voos entre Brasil e Argentina nesta quarta-feira(28). Grevistas argentinos exigem pelo menos 70% de aumento. 

Baixar arquivo
Segurança

SP tem queda de homicídios e roubos, mas estupros aumentaram

Segundo a Secretaria da Segurança, a queda na maior parte dos índices de criminalidade, se deve à ampliação do policiamento ostensivo e das investigações por parte da Polícia Civil. 

Baixar arquivo