logo Radioagência Nacional
Saúde

Jornalistas e veículos da EBC são condecorados em Prêmio Einstein

Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
05/12/2023 - 19:11
Rio de Janeiro

A Agência Brasil foi eleita a agência de notícias mais admirada pelo Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Dois jornalistas da agência também foram premiados na mesma cerimônia: Vinícius Lisboa e Paula Laboissière. O programa Histórias Raras, da Radioagência Nacional, ficou entre os 10 finalistas na categoria Podcast.

O radiojornalismo da EBC também foi contemplado. A jornalista Tâmara Freire está entre as 25 mais admiradas na categoria nacional. Já o programa Ciência no Rádio, da Rádio MEC, foi um dos três destacados na categoria Programa de Rádio e foi representado na premiação por Dylan Araújo.

Todos esses veículos fazem parte da EBC. Para o presidente da empresa pública, Jean Lima, o prêmio representa um importante reconhecimento. “É um orgulho receber um prêmio tão importante. Esse reconhecimento reforça o comprometimento do nosso jornalismo de voltar com uma comunicação pública com qualidade e credibilidade, levando para a população temas tão importantes, como saúde e ciência", destaca. 

A gerente de jornalismo digital da EBC, Juliana Cézar Nunes, destacou o esforço feito pelos jornalistas e defensores da comunicação pública para confrontar o negacionismo científico e retomar o compromisso da EBC com a saúde, a ciência e o bem-estar. "Durante quatro anos tivemos temáticas censuradas pela empresa como em saúde, ciência, bem-estar, diversidade... muitos jornalistas tentaram fazer pautas nesse sentido e muitas vezes foram impedidos. São temáticas que abordam políticas públicas nas quais o governo anterior praticava o negacionismo científico, especialmente durante a pandemia, então todo esse esforço feito pelas equipes foi importantíssimo". 

O prêmio, que recebeu 180 indicações, é promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com o apoio da editora Jornalistas&Cia.

x