logo Radioagência Nacional
Saúde

Casos de dengue no Rio aumentam 56% em uma semana

Baixar
Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional
13/02/2024 - 12:36
Rio de Janeiro

Os casos prováveis de dengue no estado do Rio de Janeiro já se aproximam de 40 mil. E chama atenção o crescimento expressivo de 56% em apenas uma semana.

De 5 a 12 de fevereiro, foram mais de 14 mil notificações. Desde o começo do ano, três mortes pela doença foram registradas. Para efeitos de comparação, em todo o ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde, contabilizou cerca de 51,5 mil registros prováveis da doença, com 32 mortes. Boa parte dos casos deste ano foi registrada na capital.

O município do Rio de Janeiro está em estado de emergência e reconhece oficialmente que vive uma epidemia, com 13.550 casos confirmados. Isso representa mais da metade dos casos de 2023 e quase o triplo de 2022.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o município abriu 10 postos de atendimento exclusivos para as pessoas com suspeita da doença. E apesar da preocupação com o carnaval, já que milhares de turistas vieram para o Rio, as autoridades de saúde têm aproveitado os desfiles de bloco e das escolas de samba para fazer campanhas de conscientização pelo combate ao mosquito transmissor.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos estão em residências. O público da Marquês de Sapucaí também recebeu repelentes.

x