Nove estados já começaram a vacinação contra dengue em crianças

Publicado em 21/02/2024 - 16:47 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Nove estados já começaram a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização desta faixa etária teve início no dia 8 de fevereiro, e atualmente as doses são aplicadas no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Das capitais contempladas, apenas Manaus, no Amazonas, ainda não iniciou a vacinação.

O primeiro lote, com 712 mil vacinas, foi distribuído para 315 municípios de dez estados. Essa remessa atende a 60% das 521 cidades selecionadas, e a previsão é que as demais recebam até meados de março.

As vacinas são destinadas a regiões com municípios de grande porte, e alta transmissão de dengue nos últimos dez anos. Também foi levado em conta a população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.

Com o recebimento previsto de 6,5 milhões de doses em 2024, o Ministério da Saúde garante a proteção de todo o público-alvo, crianças de 10 a 14 anos contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.  

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer esse imunizante no sistema público de saúde.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo