Rio de Janeiro começa a vacinar crianças de 10 anos contra a dengue

O município do Rio de Janeiro iniciou, nesta sexta-feira (23), a vacinação de crianças de 10 anos de idade contra a dengue. A Secretaria Estadual de Saúde encaminhou à capital fluminense um lote com mais de 141 mil doses do imunizante.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ideia é vacinar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de forma escalonada. As crianças com 11 anos começarão a ser vacinadas na próxima quarta-feira.
O calendário para a faixa de 12 a 14 anos será anunciado nos próximos dias, uma vez que depende da chegada de novo lote do imunizante.
Além da capital, a Secretaria Estadual de Saúde mandou vacina para dez municípios, entre eles, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ao todo, o estado recebeu do Ministério da Saúde, esta semana, 90,2 mil doses de vacina contra a dengue.
O governo fluminense reconheceu situação de epidemia da doença no estado, que soma quase 50 mil casos prováveis, ou seja, 308 registros de dengue por cada 100 mil habitantes.
O Ministério da Saúde informa que já foram entregues as 712 mil doses previstas no lote inicial para vacinação de crianças em 315 municípios. Ainda segundo a pasta, a previsão é que todos os 521 municípios listados como “prioridade” recebam os lotes até a primeira quinzena de março, de acordo com critérios epidemiológicos, definidos em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.




