logo Radioagência Nacional
Saúde

Aumento de casos de SRAG faz Goiás decretar situação de emergência

Elevação dos registros de internação preocupa autoridades
Baixar
Nathália Maciel – Estagiária da Rádio Nacional*
30/06/2025 - 19:18
Brasília
Criança em atendimento. Inalação por Bronquiolite (Hospital Materno Infantil de Brasília,  Brasília, DF, em 10/7/2017)
© Tony Winston/Agência Brasília

Goiás decretou, nesta segunda-feira (30), situação de emergência devido ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Segundo a Secretaria de Saúde do estado, o número de infecções pela doença está acima do limite esperado há sete semanas consecutivas.

A decisão é consequência do aumento contínuo do número de casos e também da elevação dos registros de internação. Entre janeiro e junho de 2024, Goiás somou mais de oito mil solicitações de hospitalização por SRAG. No mesmo período deste ano, esse número ultrapassou 10,6 mil pedidos de internação, um crescimento de cerca de 33%. Apenas em maio, foram mais de 2,4 mil solicitações, contra 1,76 mil pedidos no mesmo mês do ano anterior.

De acordo com o governo de Goiás, o aumento das taxas de internação hospitalar pressionou a ocupação de leitos clínicos e de UTIs. O decreto foi instituído para solicitar a abertura de novos leitos para atendimento de pessoas com quadros respiratórios graves.

Neste ano, até o momento, foram registrados mais de 6,7 mil casos de SRAG, sendo 1.117 por influenza, 306 por covid-19, 1.486 por vírus sincicial respiratório e 680 por rinovírus. Entre as 402 mortes registradas, 256 foram entre idosos acima de 60 anos e 40 entre crianças com menos de 2 anos.

*Com supervisão de Rafael Gasparotto

x