logo Radioagência Nacional
Saúde

Hospitais Universitários fazem mutirão para reduzir fila no SUS

Meta é ampliar em 40% a quantidade de atendimentos até o final do ano
Baixar
Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional
04/07/2025 - 14:11
São Luís
Fortaleza (CE), 19/03/2025 - Hospital Universitário do Ceará. Foto: Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

Neste sábado (5) acontece o Dia E. Um mutirão de 45 hospitais universitários de todo o país numa iniciativa para oferecer atendimentos em diversas especialidades. A ideia é ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde. E a expectativa dos organizadores é realizar mais de 7,8 mil atendimentos, entre mil cirurgias eletivas, 1,2 mil consultas e 5,6 mil exames em diversas especialidades. Entre elas, Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que o mutirão de atendimento hospitalar deste sábado será o mais diversificado já realizado pelo SUS. Isso porque outros mutirões já realizados tiveram como foco um procedimento ou um tipo exame específico.

A meta é ampliar em 40% a quantidade de atendimentos até dezembro. E por isso estão previstas outras ações como essa ao longo do ano.

Para participar, é preciso que o paciente já esteja em atendimento nos Hospitais Universitários e esteja de acordo com os critérios de prioridade.

A rede de Hospitais Universitários públicos, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é a maior do hemisfério sul. São 87 mil profissionais de saúde, mais de 55 mil alunos da graduação e mais de 10 mil médicos residentes. 

x