logo Radioagência Nacional
Saúde

São Paulo contabiliza 23 casos confirmados de intoxicação por metanol

Secretaria de Saúde diz que subiu para 152 total de casos descartados
Baixar
Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional
10/10/2025 - 14:00
São Luís
São Paulo- 05/10/2025- Governo de SP intensifica fiscalizações contra falsificação de bebidas e ultrapassa 7 mil garrafas apreendidas. Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo
© PABLO JACOB/governo de São Paulo

Um balanço da Secretaria de Saúde de São Paulo aponta que subiu para 152 o total de casos descartados por intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. O estado contabiliza 23 casos confirmados de intoxicação pela substância e 148 estão em investigação.

A Polícia Civil paulista desarticulou nessa quinta-feira (9) um esquema de falsificação de bebidas destiladas na cidade de Rio Claro. Um homem foi preso em flagrante e 473 garrafas falsificadas de bebidas alcoólicas de diversas marcas foram apreendidas. O governo de São Paulo já suspendeu as inscrições estaduais de 15 estabelecimentos por venda irregular de bebidas.

No estado da Paraíba, a Polícia Científica descartou nesta sexta-feira (10) intoxicação por metanol como causa da morte de um homem de 32 anos, até então o único caso suspeito de óbito por esse tipo de contaminação no estado. No estado de Pernambuco, há 16 notificações sob suspeita de intoxicação. Foram registradas quatro mortes, duas delas sem vínculo confirmado com o metanol.

E no Rio Grande do Sul subiu para seis o número de casos suspeitos de intoxicação pela substância. Os casos mais recentes foram notificados na cidade de Bento Gonçalves. O estado gaúcho segue com um caso confirmado e quatro descartados.

Atenção aos sintomas

A ingestão de metanol pode causar danos permanentes ou levar à morte, mesmo em doses baixas.

Os sintomas iniciais parecem os de uma ressaca, com náuseas, tontura e dor abdominal. Mas rapidamente evoluem para vista borrada, sensibilidade à luz e confusão mental. A orientação é procurar um médico imediatamente.

x