Dobra o número de instituições certificadas por contratação de mão de obra do sistema prisional

Selo Resgata

Publicado em 11/07/2020 - 09:55 Por Ariane Póvoa - Brasília

Trezentas e setenta e duas instituições e empresas de 17 estados e do Distrito Federal receberam este ano o Selo Resgata, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela contratação de quase 17 mil presos e egressos.

 

De acordo com a pasta, o 3º ciclo do Selo Resgata apresentou aumento de 232% no número de instituições certificadas, na comparação com o primeiro ciclo, em 2018.

 

A iniciativa, segundo o governo federal, visa a reconhecer empresas, órgãos públicos e empreendimentos de economia solidária que contratam mão de obra prisional.

 

Tânia Fogaça, diretora-geral do Depen, Departamento Penitenciário Nacional, destaca que o emprego oferecido às pessoas privadas de liberdade é um instrumento de responsabilidade social.

 

SONORA: "Uma das frentes de ação do Departamento Penitenciário Nacional e justamente o incentivo às políticas de trabalho pela pessoa presa pra que, no futuro, no término de sua pena, a pessoa possa ser rapidamente absorvida pelo mercado de trabalho a partir das suas capacidades laborativas. Todas essas organizações demonstram grande responsabilidade social ao contratar esse público, ainda bastante carente de acolhimento."

 

Ainda segundo Tânia Fogaça, a política de incentivo à contratação de mão de obra prisional deve ser mantida pelo Depen. Para ela, é importante resgatar a dignidade da pessoa privada de liberdade, uma vez que ser aceito no mercado de trabalh, propicia, também, melhor inserção no ambiente familiar.

 

Em 2018, ano em que o Selo foi instituído pelo Depen, 112 instituições públicas e privadas foram certificadas enquanto que, em 2019, foram 198.
 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo