PF efetua no Rio quarta prisão por armazenamento de cenas de violência contra crianças em 20 dias

Violência sexual

Publicado em 23/07/2020 - 10:48 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Um técnico de refrigeração foi preso nesta quinta-feira (23), pela Polícia Federal, em flagrante, por armazenar inúmeros arquivos com cenas de violência sexual contra crianças. A operação, batizada de "Abuso de Confiança", cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do criminoso, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

 

Segundo a Polícia Federal, o homem, de 30 anos, era investigado desde 2016. Ele utilizava as conexões de internet das casas de clientes onde trabalhava para obter, disponibilizar e transmitir arquivos de usuários em diversos países do mundo.

 

O material continha vídeos e fotografias de cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

 

As investigações do Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos apontaram que agindo dessa forma, o criminoso acreditava que fugiria da atuação policial, mas ele acabou sendo identificado e localizado a partir de cruzamento de dados e técnicas de inteligência.

 

Segundo a Polícia Federal, os computadores apreendidos serão periciados com o objetivo de identificar vítimas e outros criminosos que compartilhavam os arquivos ilícitos. Também será investigado se o homem praticava outros crimes como a produção do material de violência sexual e estupro de vulnerável, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.

 

Este é o quarto criminoso preso pela Polícia Federal pelo mesmo tipo de crime, em menos de 20 dias. Ainda não há informações sobre se eles tinham ligações. Dois homens foram presos em Campo Grande e um em Bangu, na zona oeste do Rio, entre os dias 7 e 14 de julho. As operações foram realizadas no mesmo mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA completa 30 anos. O estatuto estabeleceu uma série de direitos, garantias e rede de proteção, além de prever punição para quem violar esses direitos.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo