PF prende no Rio outro homem com imagens de violência sexual contra crianças e avalia mais crimes

Polícia Federal

Publicado em 09/07/2020 - 11:53 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Um homem de 65 anos foi preso em flagrante pela Polícia Federal, em Bangu, na zona oeste do Rio, por armazenar arquivos com imagens de violência sexual contra crianças. A prisão aconteceu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal. A pena para esse tipo de crime, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, é de um a quatro anos de prisão.

 

Segundo a PF, o suspeito usava a deep web, também conhecida como internet invisível, ambiente onde criminosos se valem do anonimato para a prática de atividades ilegais, entre elas o compartilhamento de imagens de abuso e exploração sexual infantil.

 

As investigações, realizadas desde o início do ano pelo Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos, constataram que o suspeito, além de armazenar, também disponibilizava e transmitia arquivos com esse tipo de imagens pela internet, em rede internacional.

 

Todo o material apreendido será periciado. De acordo com a delegada Paula Mary Reis de Albuquerque, responsável pelas investigações, o objetivo é verificar se o suspeito também praticava outros crimes, como a produção dos arquivos e estupro de vulnerável. A pena neste caso pode passar de 20 anos de prisão.

 

Ainda segundo a delegada, houve um aumento considerável no número de casos de abusos sexuais de crianças, tanto presencial quanto pela internet, durante o período de isolamento social necessário para conter a pandemia de covid-19.

 

A operação desta quinta-feira (9) acontece três dias após um homem, de 68 anos, ser preso em flagrante pela Polícia Federal, também na zona oeste, no bairro de Campo Grande, pelo menos crime. Com o suspeito, que morava em uma escola particular desativada, foram encontrados inúmeros arquivos de crianças sendo vítimas de violência.

 

 

* Reportagem foi ampliada para inclusão de sonoras da delegada da Polícia Federal. Com isso, o áudio foi substituído às 15h04 de hoje (9/7)

Últimas notícias
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo